Da Redação
Com 72 páginas, a revista explica como o Brasil promove a inovação, desde a pesquisa básica até a oferta de produtos no mercado internacional. São apresentados problemas que prejudicam os resultados, como burocracia, falta de recursos, distância entre pesquisa e indústria e falhas no sistema educacional brasileiro.
As reportagens da Em discussão! revelam que esses problemas afastam o Brasil de seus competidores internacionais, pois o país limita-se a oferecer produtos com pouca tecnologia agregada, principalmente as commodities da mineração e da agricultura.
A publicação apresenta também as políticas do governo voltadas a dar maior competitividade à produção nacional, como a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que objetivam aumentar os investimentos, públicos e privados, em pesquisa e desenvolvimento.
Diversas propostas em tramitação no Senado, como o Código Nacional de Ciência e Tecnologia (PLS 619/2011), projeto de Braga, também buscam melhorar a competitividade nacional. A revista apresenta ainda casos de sucesso da ciência nacional como o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e a Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba.
A nova edição da revista se baseou no seminário “Caminhos da Inovação”, realizado em junho pela CCT, com a participação do físico Marcelo Gleiser e do neurocientista Miguel Nicolelis, entre outros especialistas.
Em discussão! é editada pela equipe do Jornal do Senado e aborda, a cada edição, um tema que foi objeto de debate nas comissões temáticas do Senado. Dependência química, aviação civil, banda larga e segurança nacional são alguns dos assuntos já tratados. Todas as edições, inclusive a atual, podem ser acessadas no site da revista.
Agência Senado