Breaking News

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Embraer Defesa e Segurança: Super Tucano é Destaque Mundial



À medida que os caças vão se tornando mais complexos, cresce a necessidade de aeronaves de treinamento altamente eficazes. O Super Tucano, da Embraer – um turboélice militar multi-função, monomotor, com assentos em tandem escalonados – possibilita, ao mesmo tempo, treinamento e eficácia operacional a baixos custos de aquisição e operação. A aeronave oferece soluções avançadas, do treinamento básico até o início do treinamento avançado e a familiarização com armamento, como, por exemplo, o treinamento virtual em vôo, e também apresenta excelentes características operacionais que se fazem necessárias para missões bem-sucedidas de apoio à segurança interna contra-insurgência (COIN).


Origem


Há mais de 20 anos, quando a Embraer apresentou o Tucano, revolucionou completamente o conceito de treinamento de pilotos militares. 

Hoje, a Embraer está prestes a romper um paradigma, mais uma vez. O Super Tucano entra em cena em uma época de restrições econômicas, na qual a remoção de equipamentos eletrônicos e armamentos do serviço ativo impõe novos parâmetros de treinamento. 

A última década trouxe mudanças dramáticas para o ambiente da aviação militar. Uma evolução extraordinária nos sistemas eletrônicos embarcados, nos sensores e nos armamentos influenciou fortemente a aviação militar, e racionalizou a utilização de uma grande variedade de plataformas de aeronaves de caça, patrulha e reconhecimento. Todos esses fatos influenciaram enormemente o treinamento de pilotos. Os atuais ambientes de operação exigem maiores habilidades dos pilotos, algumas das quais não se podia nem imaginar dez anos atrás. Naquela época, as aeronaves e os programas de treinamento, em conjunto, se limitavam a produzir um piloto qualificado que era desenvolvido para se enquadrar nas realidades operacionais. Nestas épocas de desafio, o ciclo de instrução dos futuros pilotos militares deve assegurar uma transição extremamente fluida para as unidades operacionais. 



O final da guerra fria trouxe novas ameaças, que anteriormente estavam latentes e que nem sempre podiam ser resolvidas de maneira satisfatória com a utilização de vetores de alto desempenho. Isso era particularmente verdadeiro no tocante aos territórios com fronteiras extensas e desprotegidas. 

A Embraer levou essas questões em consideração ao desenvolver uma aeronave radicalmente nova, ideal para atender aos atuais e futuros requisitos de treinamento de vôo militar. Conhecido como Super Tucano, esse novo avião turboélice militar multi-função incorpora características que certamente farão dele uma lenda, com o foi o caso com o seu antecessor, o Tucano, o favorito de tantas forças aéreas em todo o mundo.