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quinta-feira, 31 de maio de 2012

Copa de 2014 aquece mercado de mobiliário

Flexform, uma das maiores fabricantes de assentos esportivos do país, já investiu mais de R$ 2 milhões em desenvolvimento de produto para equipar as arenas do Campeonato.

Sediar o Mundial de Futebol representa oportunidade de visibilidade e crescimento para o país, que movimentará R$ 142,39 bilhões a mais entre 2010 e 2014, segundo pesquisa Brasil Sustentável: Impactos da Copa do Mundo de 2014, elaborado pela Ernst & Young em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Nesse cenário, nas 12 arenas que serão utilizadas para as competições, mais de um milhão de assentos serão necessários, para abrigar com segurança e conforto os torcedores. Para atender à demanda com eficiência, a Flexform está se preparando há quase três anos, investindo em compra de matéria-prima, máquinas, ferramentaria e testes que comprovam a qualidade dos seus produtos e o respeito às normas fixadas pela NBR 15925/11 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). “Desenvolvemos o assento esportivo Charlie que atende plenamente às condições técnicas necessárias e que, em muitos casos, é superior aos que estão instalados em estádios europeus, especialmente no que diz respeito à segurança”, afirma Pascoal Iannoni, diretor da empresa.

A companhia se preocupou com a seleção de fornecedores, para trabalhar apenas com matéria-prima de qualidade superior. “Só para comprar a resina que compõe os assentos esportivos, submetemos a testes de intemperismo e flamabilidade a matéria-prima de nove fornecedores. Além disso, fizemos ensaios de resistência e durabilidade em resinas de oito fornecedores”, explica Rodrigo Norimbeni, gerente técnico da Flexform.

O mesmo rigor foi utilizado no momento de colocar o produto final à prova. Para garantir a durabilidade da cor, quando exposta aos raios ultravioleta, foram oito ensaios. Já para assegurar o baixíssimo potencial de flamabilidade, foram nove. Algumas dessas análises aconteceram no laboratório da própria empresa, o Galileo, único do segmento acreditado pelo Inmetro.

Porém, os produtos Flexform também foram avaliados por diversos laboratórios externos, também acreditados pelo Inmetro. Perspectiva de crescimento -Depois de tantos investimentos, a companhia espera ter seus produtos em uma boa parcela dos assentos esportivos que forem comercializados para as arenas da Copa de 2014. “A Flexform possui assentos para estádios totalmente em acordo com a exigência da ABNT e ainda pode desenvolver novos modelos, sob encomenda. Além disso, possui poltronas para as chamadas tribunas de honra de estádios”, explica o diretor.

Com os novos negócios, a projeção é crescer 26% em 2012 e em três anos dobrar o faturamento da empresa, que em 2011 foi de R$ 155 milhões. “Também fomos impactados por outras medidas governamentais que favoreceram a nossa indústria, como a redução do IPI de móveis. Isso nos dá um fôlego novo para expandir as operações”, afirma Iannoni.

Transferência de know-how -A Flexform firmou parceria com a italiana Bericoplast, uma das mais tradicionais fabricantes de assentos para estádios do mundo, para transferência de know-how. O produto Flexform, o assento Charlie, é 100% fabricado no Brasil. “Assim, garantimos mais impostos para o país, contratamos mais mão de obra, contribuímos para o aquecimento da economia e para o desenvolvimento nacional”, afirma Pascoal Iannoni.

A Flexform é uma das maiores e mais importantes fabricantes de cadeiras e poltronas corporativas e assentos para coletividade do Brasil. Possui parceria com grandes companhias internacionais como a americana Knoll e a italiana Bericoplast, e com o escritório italiano dos renomados designers Baldanzi & Novelli.

Instalada em um moderno parque industrial de 55 mil m2, na região de Guarulhos, São Paulo, a Flexform tem se posicionado no mercado de mobiliário corporativo como uma empresa inovadora desde o início de sua trajetória, em 1965. Criadora de novas tecnologias e sistemas patenteados que são utilizados em todo o Brasil e fora dele, a Flexform lança tendências ao desenvolver produtos da mais alta qualidade e que proporcionam conforto, emprestam beleza aos ambientes e ainda ajudam a integrar as pessoas, seja em espaços profissionais, em estádios de futebol, em aeroportos, teatros ou em qualquer outro local.