Breaking News

sexta-feira, 9 de março de 2012

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia cresce 86% no Maranhão

SÃO LUÍS - Aproximando a ciência e o estudo de tecnologias do grande público, sob a ideia de conversão da linguagem científica a uma linguagem cotidiana, a organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) revela em seu relatório de avaliação o crescimento do evento no Maranhão. A SNCT é realizada quase que simultaneamente em todo o Brasil desde 2004. No Maranhão, a mais recente edição da Semana aconteceu entre os dias 17 e 22 de outubro de 2011, e contou com a apresentação de experimentos rotativos e com a interatividade em uma área de sete mil metros quadrados, 38 stands, cinco auditórios e varias tendas de mostra científica e oferta de serviços.

A SNCT contribui significativamente para divulgar a produção científica das universidades, centros de ensino, pesquisa e fomento do Estado, fortalecendo as políticas de divulgação e popularização do saber científico. “Essa é uma oportunidade de desenvolvimento acadêmico e uma forma de divulgar a ciência de forma diferente”, afirma o acadêmico de Química da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

De acordo com o relatório, no Maranhão a SNCT foi visitada por cerca de 300 mil pessoas só no ano passado, entre pesquisadores, professores e estudantes de todos os níveis. No interior, a SNCT aconteceu nas cidades de Grajaú, Chapadinha, Bacabal, Pinheiro, São Bernardo, Caxias, Codó e Imperatriz. Juntos, esses municípios foram palco de expressivos números de atividades de divulgação científica, uma integração responsável pelo sucesso e crescimento da SNCT no Estado.

Nessa direção, o Maranhão ficou em segundo lugar no ranking dos estados do Nordeste e passou do sétimo para o sexto lugar do Brasil em número de atividades realizadas durante a Semana. Em comparação ao ano 2010, quando foram realizadas 601 atividades, a edição do ano 2011 cresceu aproximadamente 86%, somando um total de 1.012 atividades (ver gráfico ao lado) Um verdadeiro recorde no número de atividades e de pessoas envolvidas nos trabalhos.

Para a coordenação da Semana no Estado, os números revelam que a sociedade maranhense possui forte potencial intelectual potencializado pela chamada “Caravana de Integração de Ciência, Tecnologia e Educação”, ação planejada com meses de antecedência da SNCT e que percorreu 2.800 km Maranhão afora para celebrar parcerias e distribuir kit’s de medição de PH da água ,(ver quadro ao lado)
uma ação que acontece em todo planeta.

Saiba +

Em 2012, o Ministério da Ciência e Tecnologia se antecipou e divulgou o tema da próxima Semana: “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. “Agora, o grande desafio é manter o comprometimento dos pesquisadores, monitores e das instituições parceiras para que os já alcançados resultados se mantenham e para que possamos aumentar ainda mais as dimensões do evento, levando a concepção de ciência como linguagem do cotidiano a todos os lugares do Maranhão”, finaliza a coordenadora da SNCT no Maranhão, Ana Nelo.



Revisão Carla Morais

Lugar: Cidade Universitária
Fonte: Ascom/UFMA

Nenhum comentário: