Breaking News

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Construção Civil: Tubos para Pressurização

tubos de pressurização
Um tipo especial de tubo é aquele utilizado para pressurização. Estes tubos facilitam e garantem com maior segurança a fixação da mangueira de pressurização. Vamos conhecer, neste artigo, alguns tipos de materiais utilizados para forjar tubos para pressurização. O alumínio é o tipo metálico mais utilizado.

Esta tubulação é muito resistente à corrosão e pode suportar elevadas pressões e temperaturas, quando recebe revestimentos. A baixa dilatação, quando exposto a altas temperaturas, faz deste tubo excelente para aplicações onde há acúmulo de calor. Por conta da sua maleabilidade, o alumínio é facilmente moldável, tornando o seu uso mais versátil. Ostubos de alumínio são extremamente fáceis de instalar, comparados com outros materiais, além de leves e muito confiáveis contra vazamentos.

O PVC é outra boa escolha de tubo para pressurização. Este material plástico se destaca por suas inúmeras propriedades. O material é proveniente da composição de cloreto de sódio (60%) e etileno (40%), derivado do petróleo. É resistente a quase tudo: não deteriora com facilidade contra a ação do tempo, de agentes corrosivos e bactérias, de agentes químicos ou de fungos. É resistente a choques e bom isolante contra o calor.

O PVC é produzido a partir de uma resina unida a estabilizantes e pigmentos e misturada sobre elevadas temperaturas. Quando resfriada, sofre extrusão, que lhe dá o formato cilíndrico. Por último, mas também muito usado, está o aço inoxidável.

Este tubo metálico tem reconhecida longevidade por conta de sua imunidade à corrosão do ar, um agente nocivo para este tipo de material. Esta tubulação tem grande resistência a temperaturas elevadas. Há três tipos de aço inoxidável, segundo sua composição: os austeníticos (cromo, níquel e ferro), martensíticos (cromo, carbono e ferro) e ferríticos (cromo e ferro). Os tubos sem costura são a melhor escolha, pois dão maior segurança contra vazamentos.

Tubos para pressurização vêm com juntas, permitindo boa vedação e a pressão necessária para o trabalho.

Nenhum comentário: