Breaking News

sábado, 24 de setembro de 2011

Embraer e AmBev são as únicas ações do Ibovespa com valorização na semana

SÃO PAULO - Entre as ações do Ibovespa, apenas os papéis da Embraer (EMBR3) e da AmBev (AMBV4) registraram ganhos na semana que se estendeu de 19 a 23 de setembro de 2011, terminando o período com valorizações de 1,24% e 0,71% e cotadas a R$ 11,45 e R$ 55,80, respectivamente. Nesse mesmo período, o índice recuou 6,96%, enfraquecido pelo forte sentimento de aversão ao risco que se instaurou na bolsa brasileira e levou investidores a se desfazerem de suas posições em mercados de maior risco, como o acionário, para atuar em investimentos mais seguros, como o dólar.

A fabricante de aeronaves é uma das empresas mais beneficiadas da forte alta do dólar em setembro, tendo em vista sua natureza como exportadora. "Os preços dos produtos são formados em dólares. Isso faz com que as empresas tenham receitas na moeda norte-americana e custos em reais", afirma Lucas Brendler, analista da Geração Futuro.

Dessa forma, quanto mais alto o valor da moeda norte-americana, maiores serão seus ganhos quando convertidos para reais, fortalecendo os resultados da companhia e impulsionando o papel.

Além disso, a empresa anunciou suas expectativas para o mercado chinês, prevendo demanda aquecida nos próximos 20 anos."Temos plena confiança que as aeronaves comerciais da Embraer, que possuem versatilidade de configurações internas e podem ser utilizadas em diferentes modelos de negócios, atenderão às demandas deste mercado", afirmou o presidente da Embraer na China, Guan Dongyuan.

AmBev
Já a AmBev segurou-se nas suas características defensivas: é uma empresa de forte previsibilidade de geração de caixa. Além disso, sua forte exposição ao mercado interno, onde a desaceleração é menos evidente, mantém as cotações da empresa relativamente estáveis. Dados macroeconômicos importantes, como a taxa de desemprego - que terminou agosto em 6,0% -, não desapontaram, e devem apontar para a manutenção da demanda pelos produtos da companhia em um futuro próximo.

Nenhum comentário: