Breaking News

sábado, 25 de dezembro de 2010

Viagem de Experiência em Petrópolis, a cidade de Pedro

O conceito da “Economia da Experiência”, aplicado ao Turismo por meio de parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae – e o Ministério do Turismo – Mtur – deu tão certo na região da Uva e do Vinho, na Serra Gaúcha que, pouco tempo depois, foi levado a outros pontos do País.

Em julho deste ano, foi finalizada a implantação do projeto em algumas localidades, como a Costa do Descobrimento, na Bahia, em Belém, no Pará, em Bonito, no Mato Grosso do Sul e em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Recanto do então imperador, D. Pedro II, Petrópolis se propõe a surpreender seus visitantes, promovendo atrações recheadas de história, sabores e sensações da época imperial. Com o tema “Sonhar faz parte da nossa história”, definido pelos empreendedores da cidade, o destino atraiu a realeza e, ainda hoje, atrai artistas, intelectuais e visitantes de todo o mundo.

Fundada em 1843, Petrópolis cresceu em torno da residência da família real, transformada em museu em 1940. Com um arrojado plano urbanístico, por seu perfil histórico e suas belezas naturais, a cidade é um dos destinos mais expressivos do Estado. É nessa região serrana que o turista pode deixar o caráter de passeio contemplativo de lado e integrar-se aos atrativos locais.

A apenas 65 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, a antiga capital fluminense reserva uma experiência única para quem chega a seu território. É possível passar uma tarde ao lado da Princesa Isabel, da Condessa de Barral e da Baronesa de Loreto, interpretadas por artistas locais, e participar de um sarau cheio de cultura e musicalidade no Museu Imperial; ou ouvir canções populares nas vozes de seresteiros no Palácio de Cristal.

E a experiência não é só musical. Aos apaixonados por história, a Casa da Ipiranga, de 1884, hoje agitado centro cultural, reserva uma cativante performance artística que resgata os costumes e momentos divertidos vividos pela realeza.

Os meios de hospedagem de Petrópolis também reservam uma experiência inesquecível aos visitantes. Além de conforto, ambiente familiar e clima histórico, algumas pousadas oferecem atividades como plantar uma árvore, observar os astros no modo imperial, caminhar pelo Parque da Serra dos Órgãos, saborear as delícias da região, que fez parte do “Caminho do Ouro”, ou apreciar um chá de ervas frescas, como faziam as princesas.

Não deixe de visitar Petrópolis, uma das principais cidades históricas do País e, assim como D. Pedro, desfrutar dos melhores momentos da vida neste recanto do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: