Breaking News

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ceará deve atingir marca de um milhão de trabalhadores com carteira assinada em 2010

"A geração de emprego está bem distribuída geograficamente e entre os diversos setores econômicos. Tudo indica um crescimento consistente, com saldo ainda maior no segundo semestre", previu o ministro Carlos Lupi, em visita ao Estado

Ceará, 23/07/2010 - O Estado do Ceará vai atingir a marca de um milhão de trabalhadores com carteira assinada até o final deste ano, afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, nesta sexta-feira (23). Em visita oficial ao Estado, onde participou de encontros com empresários, trabalhadores e jovens inscritos em cursos de qualificação do Governo Federal, Lupi destacou o recorde de 30.110 empregos celetistas gerados durante o primeiro semestre no estado, que conta hoje com um estoque de aproximadamente 950 mil empregos com carteira assinada, num universo de oito milhões e meio de habitantes.

"A geração de emprego está bem distribuída geograficamente e entre os diversos setores econômicos. Tudo indica um crescimento consistente, com um saldo ainda maior no segundo semestre", previu o ministro. "Sabemos que ainda há muito por fazer, mas a marca de um milhão de celetistas mostra que estamos avançando. Não há melhor mecanismo de distribuição de renda para o país do que a formalização do trabalhor".

O saldo recorde do Ceará foi seis vezes superior ao registrado no mesmo período do ano passado (5.173 vagas) e o segundo maior de toda a Região Nordeste, deixando o estado atrás apenas da Bahia, que fechou o semestre com 61.334 novos postos de trabalho. Apesar do segmento de serviços ter gerado o maior saldo de vagas (12.416 postos), o grande destaque é o boom na construção civil: entre janeiro e junho foram criadas 11.146 vagas, nove vezes mais do que no primeiro semestre de 2009 (1.280 postos), o que representou uma expansão de 35% no total de empregos formais da área.

Na avaliação de Lupi, o crescimento do setor permanecerá intenso nos próximos anos. "A construção de uma refinaria e de uma siderúrgica vão manter a economia aquecida por muitos anos, o que mostra o acerto da política econômica. O setor de turismo também deve ser estimulado com a Copa de 2014, então o cenário é extremamente favorável", analisou.

Jovens - A agenda do ministro começou cedo com um café-da-manhã que reuniu a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas do Ceará e dezenas de alunos que participam do PlanseQ Comércio e Serviços, curso do Governo que está preparando 1.456 jovens para atuar no mercado. Em seguida o ministro foi até a cidade de Caucaia (CE) onde palestrou para 1.500 estudantes que participam do ProJovem Trabalhador, parceria do ministério com a prefeitura, também na área de qualificação profissional.

De volta a Fortaleza, Lupi participou de reuniões com a Federação das Indústrias do Ceará, o Sindicato dos Professores da Universidade Federal do Ceará e o Banco do Nordeste. À noite, o ministro lançou a campanha "Na minha casa a empregada é legal", programa desenvolvido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará e o Sindicatos das empresas de compra, venda e Administração de Imóveis, para promover a formalização de empregados domésticos.

Assessoria de Imprensa do MTE

Nenhum comentário: