Breaking News

sábado, 31 de julho de 2010

Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010-2011

O Brasil já é, há mais de 40 anos, um importante parceiro para a Alemanha nas áreas de ciência e pesquisa. No entanto, essa colaboração vai se tornar ainda mais importante no futuro, principalmente após a realização em abril do Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010-2011. O acordo para a realização do evento foi anunciado em Berlim pela Chanceler Federal Angela Merkel e pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e assinado pelo lado alemão pelo Secretário de Estado Parlamentar do Minsitério da Educação e da Pesquisa, Dr. Helge Braun, e pelo lado brasileiro pelo Ministro da Ciência e Tecnologia Sergio Rezende.

Para Annnette Schavan, Ministra Federal da Educação e Pesquisa, os grandes desafios do futuro só poderão ser resolvidos com a ajuda dos parceiros internacionais. "Por isso nós queremos cooperar mais estreitamente com o Brasil, para em conjunto responder, por exemplo, às questões globais como as alterações climáticas e o reforço à inovação e ao crescimento“, disse. A Ministra também falou sobre o intercâmbio de jovens cientistas como uma excelente base para a cooperação em ciência e pesquisa. „Eu tenho certeza: com o Ano Brasileiro-Alemão da Ciência, Tecnologia e Inovação em 2010 estabeleceremos um grande impulso para a cooperação científica entre os dois países“, concluiu.

Estarão no foco das atividades do ano comemorativo as pesquisas de ponta com ênfase em inovação, cooperação acadêmica e sustentabilidade e tecnologia. A programação contará com eventos tanto no Brasil quanto na Alemanha e com a participação de organizações científicas e educacionais dos dois países.

Nenhum comentário: