Breaking News

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Bahia é primeiro Estado do Brasil a se mobilizar para Semana de Ciência e Tecnologia

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009 - Ciência no Brasil

05/03/2010
Uma ampla reunião democrática, com mais de 30 parceiros, marcou, no último dia 24 de fevereiro, o pioneirismo da Bahia na organização da VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 18 a 24 de outubro. Para este ano, uma das atrações de destaque será um grande saveiro confeccionado de garrafas PET. A escultura será montada pelo Grupo Ambientalista Gérmen, no Museu de C&T da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na Avenida Jorge Amado, no bairro do Imbuí, em Salvador.

A informação foi antecipada pelo ambientalista José Gomes Saraiva, fundador do Gérmen. Segundo ele, durante a Semana Nacional de C&T de 2010, cujo tema será “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”, o Gérmen vai discutir também a questão da Baía de Todos os Santos, com foco para o combate à poluição e a pesca predatória.

Saraiva foi um dos participantes, esta semana, no auditório do Museu de C&T, da primeira reunião de mobilização para a SNCT de 2010. O objetivo da reunião foi começar a discutir a forma como cada instituição vai participar do maior evento de C&T na Bahia. Um dos objetivos deste ano é continuar fortalecendo o evento no interior do Estado e ampliar os locais onde as mostras vão acontecer. Neste primeiro encontro, representantes do interior já trouxeram propostas para somar esforços neste sentido.

Na capital, o evento também deve ser disseminado. O presidente da Associação dos Astrônomos Amadores da Bahia (AAAB), José Vieira, adiantou que a instituição que representa vai realizar palestras e exposições sobre meteoritos e o sistema solar, além de instalar telescópios para a observação do céu estrelado, em locais como o Dique do Tororó, cartão postal de Salvador.

Daniela Caribé, do Núcleo de Apoio à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC) destacou a importância de se planejar a SNCT com antecedência para que se possa oferecer uma programação ampla e diversificada. O professor Fernando Santana, da Faculdade Área 1, observou que a SNCT é uma oportunidade para popularizar o conhecimento da Física, “que está presente em todo o universo”.

O assessor especial da SECTI, Jerônimo Rodrigues, provocou uma reflexão sobre o tema central da SNCT de 2010, afirmando que esta é uma boa oportunidade para se definir o desenvolvimento que se quer para o Brasil, que não pode ser focado no aspecto exclusivamente econômico. O assunto voltará a ser discutido na III Conferência Estadual de CT&I, que acontece em Salvador, de 15 a 17 de março. Já Miralva Alexandre, coordenadora de Popularização da Ciência da SECTI, afirmou que no próximo encontro, marcado para o fim de março, serão definidos os locais onde acontecerão os principais eventos da Semana em Salvador. Foram ainda formadas quatro comissões de trabalho com os temas educação, científica, interior e logística e projetos especiais.

Participaram da I Reunião de Mobilização representantes de ONGs, de órgãos e secretarias de Estado, de universidades públicas e privadas, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e de instituições de pesquisas, dentre outros parceiros da SNCT. A Semana foi instituída por decreto da Presidência da República como forma de difundir e popularizar o conhecimento científico, sobretudo entre os jovens e os estudantes. Na Bahia, a SNCT é coordenada pela SECTI.

Texto: Elieser César / Gabriela de Paula

Nenhum comentário: