Breaking News

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Inpe prevê mais chuvas nas regiões Sul e Sudeste


O verão deve ser marcado por chuvas acima da média histórica nas regiões Sul e Sudeste. O monitoramento global das condições atmosféricas e oceânicas em conjunto com as previsões dos modelos de previsão climática indicam que o fenômeno El Niño continuará atuando na região do Pacífico Equatorial entre os meses de janeiro e março de 2010.

A previsão climática para o próximo trimestre foi elaborada pelos meteorologistas do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CEPTec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em conjunto com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e centros estaduais.

A chuva deve ficar abaixo da média histórica no norte das regiões Norte e Nordeste. Para o centro-sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste e na região Sul há maior probabilidade de totais pluviométricos entre as categorias normal a acima da normal climatológica. Para as demais áreas do País, persiste a categoria mais provável de chuva em torno da média histórica.

Os valores de temperatura do ar estão previstos acima da normal climatológica nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste enquanto que, para a região Sul, a maior probabilidade é de temperaturas em torno da normal climatológica.

Informações adicionais sobre as condições oceânicas e atmosféricas globais e a situação da chuva em todo o Brasil podem ser encontradas em http://infoclima1.cptec.inpe.br.

Nenhum comentário: