Breaking News

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Países reiteram convite a vizinhos para adoção da TV Digital

Lima, 21 de setembro de 2009 – Autoridades, radiodifusores, empresários e especialistas de diversos países da América do Sul se reuniram nesta segunda-feira, 21 de setembro, em Lima, no Peru, para tratar de estratégias comuns para o desenvolvimento do ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), como é chamado o padrão de TV Digital aberta nipo-brasileiro. Foi a primeira vez que representantes dos países da região se reuniram para criar o Fórum Internacional ISDB-T.

Um documento assinado por ministros das Comunicações dos cinco países que adotaram o padrão de TV Digital aberta nipo-brasileiro – Japão, Brasil, Peru, Argentina e Chile – destaca o compromisso para o desenvolvimento conjunto do ISDB-T e prevê marcos normativos comuns. Eles também querem ampliar o número de adesões ao sistema, estendendo convites aos vizinhos para que se juntem ao padrão de TV Digital aberta.

Na “Declaração de Lima”, os ministros Kazuhiro Haraguti (Japão), Hélio Costa (Brasil), Enrique Cornejo Ramírez (Peru), Carlos Lizandro Salas (Argentina) e René Cortázar (Chile) reiteram o convite para que “outros países da região se incorporem à decisão e aproveitem os benefícios e potencialidades que oferece o sistema ISDB-T”. Representantes dos governos de Venezuela e Equador compareceram à abertura do evento.

Inclusão e intercâmbio

O presidente do Peru, Alan Garcia, abriu a reunião do 1º Fórum Internacional ISDB-T, realizado no Country Club, em Lima. O evento termina na quarta-feira, 23 de setembro. Na abertura, ele saudou o sistema como um esforço dos governos de Brasil, Peru, Argentina, Chile e Japão, que adotaram o padrão ISDB-T, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e promover inclusão social.

“Estamos aprendendo a tomar decisões integradoras”, disse. “Vamos ter uma só qualidade de TV para todos os cidadãos, estejam onde estiverem”. Garcia terminou seu discurso saudando aos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Cristina Kichner, Michele Bachelet e ao primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, pela “aposta de uma construção coletiva”.

O ministro das Comunicações do Brasil, Hélio Costa, disse que a expansão do ISDB-T pelos países da América Latina vai propiciar o intercâmbio tecnológico, comercial e cultural entre os países. Ele afirmou que a população dos países que adotaram o sistema será beneficiada com transmissões de alta definição, gratuitas. Hélio Costa prevê a criação de mais empregos por conta da instalação de fábricas nos países da região. “A TV Digital é uma vitória para os povos da América do Sul”, comentou.
O secretário de Comunicações de Argentina, Carlos Lisandro Salas, disse que chegou o tempo de “definir os novos paradigmas das comunicações”. Ele disse que a escolha do sistema desenvolvido pelo Japão e aperfeiçoado pelo Brasil é uma decisão estratégica. “Isso permitirá aos nossos países melhorar a indústria”, declarou.A gratuidade das transmissões digitais para recepção em aparelhos móveis, como aparelhos celulares, foi um dos destaques do ministro das Comunicações de Chile, René Cortázar.

Parceria
O governo brasileiro avalia ainda que o ISDB-T será um instrumento de aproximação entre os países, permitindo cooperação para o desenvolvimento de tecnologias e promovendo maior aproximação cultural dos povos. O Brasil se comprometeu a oferecer a tecnologia desenvolvida no país por especialistas em TV Digital para os vizinhos.

A expectativa é que as primeiras transmissões digitais nos outros três países comecem em caráter definitivo já no próximo ano. Hélio Costa avalia que o preço dos equipamentos deve cair substancialmente por conta da adoção de um modelo comum de TV Digital. “Isso é natural dada à produção em maior escala”, disse.
Hélio Costa lidera a comitiva oficial brasileira, que inclui representantes dos ministérios das Comunicações, Relações Exteriores e Casa Civil, além de especialistas, radiodifusores e empresários. Os deputados Julio Semeghini (PSDB-SP), Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE), Bilac Pinto (PR-MG) e Rômulo Golveia (PSDB-PB), que integram a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, também acompanham o ministro.

Abaixo, a íntegra do documento oficial assinado pelos cinco ministros de Estado, na tarde desta segunda-feira:



Declaração de Lima

Os ministros que assinam esta declaração, representantes de seus correspondentes governos, por ocasião da realização, na cidade de Lima, do 1º Fórum Internacional ISDB-T, expressam o seguinte:

1. Sua satisfação por haverem adotado o sistema de televisão digital ISDB-T em seus respectivos países porque representa um poderoso sistema de modernidade, democratização e integração regional.
2. Reafirmam sua vontade de trabalhar juntos para a adequada implementação do sistema ISDB-T e desenvolver, para este propósito, atividades de cooperação conjunta.
3. Reiteram seu convite a que outros países da região se incorporem à decisão e aproveitem os benefícios e potencialidades que oferece o sistema ISDB-T.

4. Declaram que realizarão todos os esforços possíveis para estabelecer marcos regulatórios comuns, que permitam consolidar o sistema de televisão digital ISDB-T latino-americano e aproveitar as economias de escala que serão gerados a partir daí.


Enrique Cornejo Ramírez
Ministro de Transportes e Comunicações de Peru

Carlos Lizandro Salas
Secretário de Comunicações de Argentina

Hélio Costa
Ministro das Comunicações do Brasil

René Cortázar
Ministro de Comunicações de Chile

Kazuhiro Haraguti
Ministro de Assuntos Internos e de Comunicações de Japão”


Olímpio Cruz/ASCOM/MC

Nenhum comentário: