Breaking News

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Juristas visitam a reserva de Maumirauá no Amazonas

Um grupo de juízes e desembargadores de vários estados, acompanhado do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamim visita amanhã (6) a Pousada Uacari, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas. Benjamim integra a 2ª Turma e a 1ª Seção do STJ, órgãos responsáveis pelos julgamentos de questões referentes ao Direito Público, entre elas os recursos sobre Direito Ambiental, uma das especialidades do ministro. Ainda integram a comitiva os professores, Ben Boer, da Austrália, e Nicholas Robinson, dos Estados Unidos.

Hoje (5), dia do Meio Ambiente e Ecologia, todos participam do 1º Fórum Ambiental Internacional da Magistratura Federal na Amazônia, em Manaus (AM), realizado pelo TRF 1ª Região e pela direção do Foro da Seção Judiciária do Amazonas.

A Pousada Uacari integra o Programa de Ecoturismo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM/MCT), um dos cinco voltados ao manejo sustentável de recursos naturais (os outros são direcionados para pesca, madeira, agricultura familiar e artesanato). É considerada um modelo de conservação ambiental e integração com comunidades tradicionais, gerando renda e melhoria da qualidade de vida para os ribeirinhos que participam de sua gestão. A Pousada é um dos melhores destinos de ecoturismo do mundo, segundo a revista norte americana Conde Nast Traveler, publicação especializada na área.

Ela é formada por um conjunto de sete estruturas de madeira flutuante e coberta com palha, interligadas por passarelas. A Pousada tem mínimo impacto ambiental e funciona com tecnologias apropriadas, como a coleta de água de chuva, energia solar e sistema de filtragem de dejetos. Tem 10 suítes e capacidade para 20 pessoas.

O IDSM

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é uma Organização Social (OS), supervisionada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). Criado em 1999, sua missão é promover a conservação da biodiversidade mediante o manejo participativo e sustentável de recursos naturais.

Sua sede é em Tefé (AM) e é cogestor das reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, duas unidades de conservação com, respectivamente, 1,12 milhão e 2,35 milhões de hectares, áreas reconhecidas internacionalmente pela importância de sua biodiversidade. Tem o apoio do governo do Amazonas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), da Petrobras e do Wildlife Conservation Society/Fundação Gordon Moore.

Nenhum comentário: