Breaking News

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Comitê Científico da Rede Bionorte reúne-se em Brasília

Integrantes do Comitê Científico da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte) reuniram-se na sexta-feira (15), em Brasília (DF), no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O Comitê é formado por representantes de universidades, instituições de pesquisas e secretarias de C&T dos estados que integram a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão).
No encontro foi discutida a criação do Centro Franco Brasileiro de Biodiversidade Amazônica. A unidade será formada por núcleos de pesquisa dos dois países e visa a execução de projetos científico-tecnológicos, transferência de tecnologia, formação e capacitação de recursos humanos. Pelo acordo de cooperação firmado no ano passado, pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy, as partes contribuirão também para a implementação dos objetivos de conservação da diversidade biológica, uso sustentável e repartição dos benefícios obtidos com a utilização dos recursos genéticos.
O secretário de Política e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Barreto de Castro, destacou que o Comitê Científico tem duas prioridades. A primeira, segundo ele, é estabelecer, ainda este ano, um programa para o Centro Franco Brasileiro. Já a segunda responsabilidade é definir as prioridades e o uso dos recursos que estão a disposição da Rede Bionorte para utilização em 2009. A previsão, de acordo com o secretário, é para que sejam repassados cerca de R$ 9 milhões, por meio de editais do MCT, para projetos de pesquisa. "Além dessa soma expressiva, existem outros recursos de fundações de amparo à pesquisa dos estados que integram a Amazônia Legal", disse.
Os integrantes do Comitê Científico também trataram de outros temas como o Fundo Florestal e o Fortalecimento do Sistema da Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia, através de redes temáticas. Foi decidido ainda que serão reunidas informações sobre a demanda por projetos, pesquisa e ensino de pós-graduação nos estados nas áreas de biotecnologia e biodiversidade. O Comitê fará também um levantamento da disponibilidade de recursos que poderão ser aportados pelos governos e fundações estaduais na Rede Bionorte, além de apresentar propostas para a estruturação do Centro Franco Brasileiro. O grupo volta a se reunir nos dias 15 e 16 de junho, em Belém (PA), quando serão analisadas todas as informações.
Bionorte
A Rede Bionorte integra as ações do Ministério da Ciência e Tecnologia e tem o objetivo de desenvolver projetos de pesquisa, inovação, formação de recursos humanos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A Rede será integrada por instituições focadas na biodiversidade e biotecnologia da Amazônia Legal.

Nenhum comentário: