Breaking News

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Alunos do curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da ESG visitarão cinco cidades

Brasília, 22/05/2009 - Começa neste domingo (24/05) e vai até o dia 30 de maio, a primeira viagem de estudos dos 82 estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), promovido anualmente pela Escola Superior de Guerra (ESG). Os alunos do curso passarão por Brasília, Carajás, Belém, Manaus e São Gabriel da Cachoeira, onde visitarão órgãos de governo e unidades militares e terão encontros com representantes do poder público.

A turma de 2009 do CAEPE, batizada de turma “ESG 60 Anos Pensando Brasil” , é integrada por quatro oficiais-generais, 31 civis de diversas profissões, 39 oficiais superiores das Forças Armadas, quatro oficiais superiores das Forças Auxiliares e quatro oficiais estrangeiros, vindos da Alemanha, Argentina, Peru e Uruguai. A delegação será chefiada pelo Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Carlos Alberto Pires Rolla. A primeira cidade a ser visitada será Brasília, entre os dias 24 e 25 de maio.

A Escola Superior de Guerra (ESG) possui cinco cursos regulares, sendo o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia o mais longo, funciona no período de março a dezembro. Suas atividades são executadas por meio de conferências, painéis, trabalhos em grupo e estudos sobre política, economia, ciência e tecnologia, geopolítica, relações internacionais, doutrina militar, logística e mobilização. Os estagiários civis e das Forças Auxiliares que fazem o curso são selecionados pela ESG dentre os indicados por suas respectivas organizações públicas ou privadas. Os militares e e os servidores civis das Forças Armadas são indicados por critérios das Forças.

Criada em 1949, a Escola Superior de Guerra (ESG) é um instituto de altos estudos diretamente subordinado ao Ministério da Defesa. Congrega civis e militares e destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários para o exercício das funções de direção e para o planejamento da segurança e defesa nacional. Na formulação e consolidação dos conhecimentos necessários ao planejamento da segurança e defesa, são considerados, também, os aspectos relativos ao desenvolvimento nacional.

Assessoria de Comunicação com Seção de Comunicação Social da ESG

Nenhum comentário: