Breaking News

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

BRASIL: PAÍS VIRA DESTINO PREFERENCIAL PARA ESPORTES RADICAIS

Os editores da revista National Geographic Adventure, com mais de 2,4 milhões de leitores no mundo, decretaram: o Brasil foi considerado um dos dois melhores destinos do planeta para aventureiros e apaixonados por esportes radicais em 2009. Além do Brasil, só o Nepal ganhou o título, pois os editores resolveram diminuir de cinco para dois o número de países que recebem o título de ?melhor aventura do ano?.
O Brasil foi selecionado não só por sua grande diversidade de destinos mas também por contar com boa infra-estrutura turística, como transporte facilitado para o coração da Amazônia e para o Pantanal. O país já tinha levado o título em 2006, mas nessa época vários países eram contemplados.
Com uma das maiores biodiversidades do planeta, o Brasil ocupa um território de 8,5 milhões de quilômetros quadrados em região tropical. Entre os principais roteiros de aventura do País estão: Amazônia; Chapada Diamantina; Chapada dos Veadeiros; Chapada dos Guimarães; Estrada Real; Fernando de Noronha; Florianópolis; Foz do Iguaçu; Mata Atlântica; Jalapão; Serras Gaúchas; Lençóis Maranhenses; Pantanal; entre outros destinos.
AÇÕES DE PROMOÇÃO - Em setembro, o Brasil sediou o Adventure Travel World Summit (ATWS), um dos maiores fóruns globais de Turismo de Aventura. Foi a primeira vez que o evento, captado com o apoio da Embratur, aconteceu fora da América do Norte. Na ocasião, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, trouxe cerca de cem profissionais especializados em turismo de aventura de todo o mundo, além de jornalistas especializados no segmento, para participar de viagens antes do início do encontro.
Segundo a Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura), a indústria de Turismo de Aventura é responsável por quatro milhões de turistas (entre brasileiros e estrangeiros) no Brasil, representando um faturamento médio anual que deve superar R$ 490 milhões neste ano.
O mercado já conta com cerca de mil empresas espalhadas nos principais pólos de aventura do país. Estima-se que o turismo dos esportes de aventura apresente crescimento entre 15% e 20% ao ano. Segundo a Demanda Turística Internacional, estudo realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para a Embratur, 19,5% dos turistas estrangeiros que visitaram o país a lazer em 2006 disseram terem escolhido o Brasil por causa da n atureza ou para fazer ecoturismo e turismo de aventura.

Nenhum comentário: