Breaking News

domingo, 28 de dezembro de 2008

Intel Fortalece Seu Compromisso com o Leste da África e Aprimora os Esforços de Educação e Acesso Digital no Quênia

Chairman da Intel revela planos de colaboração para o primeiro teste do WiMAX móvel e inaugura o treinamento de professores e lições especiais para estudantes com o Ministério da Educação

Nairobi, Quênia, (4/12/08) – Marcando a sua primeira visita ao Quênia, o Chairman da Intel Corporation, Craig Barrett, anunciou um acordo para acelerar a disseminação das conexões de banda larga e wireless a fim de impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Quênia. Ele também deu início a um grande programa de treinamento de professores para utilizarem a tecnologia e assim melhorar a educação dos jovens.
O acordo triplo, assinado por Intel, Alcatel-Lucent e a Kenya Data Networks (KDN), é a preparação para a criação da primeira rede para o teste da WiMAX móvel no país. O projeto piloto será o primeiro no Quênia a usar a próxima geração da tecnologia WiMAX 802.16e—mais conhecida como WiMAX móvel. Ela é amplamente considerada a solução ideal para fornecer serviços de banda larga wireless de alta qualidade com baixo custo.
"O acesso digital é fundamental para assegurar que o Quênia participe da economia baseada no conhecimento do século 21", declarou Barrett, que também é membro da diretoria da Aliança Global das Nações Unidas Para o ICT e o Desenvolvimento. "Esperamos que esse esforço de colaboração crie um modelo bem sucedido e barato para fomentar o uso da conectividade de banda larga onde quer que as pessoas necessitem, por todo o leste da África".
Sob os termos do acordo, a Alcatel-Lucent fornecerá o equipamento e a experiência técnica para o teste da WiMAX móvel e a Intel servirá como consultora para ajudar a KDN a oferecer a conectividade WiMAX o mais rápido possível. A contribuição da Intel para o esforço incluirá o compartilhamento de práticas já difundidas em projetos WiMAX bem sucedidos em outros países atendidos pelo Programa World Ahead da Intel. O projeto de teste busca abrir caminho para a implementação de uma rede WiMAX muito maior no Quênia, no futuro.
Melhorando a educação e o ensino a distância
Barrett também anunciou que os professores das escolas primárias do Quênia começarão a receber treinamento por meio do Programa de Educação da Intel® no começo do próximo ano. O Programa de Educação da Intel foi projetado para melhorar o aprendizado em sala de aula ao treinar os professores a integrar a tecnologia em suas lições. O lançamento do programa no Quênia é resultado do acordo que a Intel assinou anteriormente com a Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Cisco, Microsoft e o Ministério da Educação do Quênia (MoE).
Como parte de outro acordo que Barrett anunciou hoje, a Intel e o MoE do Quênia colaborarão no desenvolvimento de conteúdo local para o recurso de Ensino e Aprendizado Tecnológico Intel® skoool™, que é uma ferramenta online interativa para o aprendizado de matemática e ciências. A Intel espera treinar engenheiros de software do MoE para o desenvolvimento de seu próprio conteúdo digital para computadores, em matérias como geometria e história.
Parceira para o desenvolvimento do Leste da África
No começo do dia de hoje em Nairobi, Barrett encontrou-se com líderes do setor de educação da comunidade do leste da África. Os Ministros da Educação de Burundi, Quênia, Ruanda, Tanzânia e Uganda escutaram o discurso de Barrett sobre a importância da ICT na educação e o seu impacto no desenvolvimento econômico. Ele também encorajou os ministros a delinearem os desafios enfrentados em seus respectivos países, em relação às tecnologias apoiadas, como computadores e conexões de banda larga à Internet nas escolas. Ele disse que a Intel ajudará a identificar áreas potenciais de colaboração para ajudá-los a encontrarem as soluções.
Barrett participou de encontros separados com o Ministro da Educação Básica do Quênia, Sam Ongeri, e com o Primeiro Ministra do Quênia, Raila Amollo Odinga, para discutir outros problemas relacionados à aceleração da implementação da ICT.
Como parte dessas conversas, Barrett disse que a Intel estará em uma posição ainda melhor para atender as necessidades da comunidade do leste da África, quando a empresa estabelecer uma nova entidade empresarial na região no próximo mês. Os esforços regionais da Intel estarão centralizados em um escritório que deverá ser inaugurado no Quênia, no final de dezembro. A presença oficial da empresa na região demonstrará um maior reconhecimento da importância do ICT para o desenvolvimento do Leste da África.

Nenhum comentário: