A “campanha e-marketing 2.0” realizada pelo candidato Barack Obama é fantástica e inovadora no marketing político mundial. As eleições americanas nunca foram tão imprevisíveis como a de 2008. Nos Estados Unidos o uso da internet em campanhas políticas já é comum. Aliás a internet começou por lá. Hillary tem usado muito bem a campanha na web, mas acelerou os trabalhos quando a campanha de Barack Obama já estava no topo das pesquisas. A diferença está no uso da tecnologia e métodos da web 2.0 marketing de Barack Obama on line vai muito além de manter um blog no ar. O timing é perfeito, no momento em que os internautas do mundo inteiro já estão mais preparados com a internet e gritam por interatividade.
A sensação desde o princípio é que Barack Obama e sua equipe de e-marketing utilizaram da internet com uma sabedoria que deixariam para traz qualquer empresas que se acham expertise em “marketing digital”.
E ele demonstrou que está alinhado com a tendência WEB 2.0, num de seus comícios (ao vivo, não virtual) no Central Park em Nova York: "No ponto alto do evento, depois de um discurso empolgante, Barack convocou os presentes a se juntarem à campanha. Como? Resumindo a história, gritou em alto e bom som algo como: “Peguem seus celulares agora, digitem “Join” e enviem o SMS para o número X”. Feito. Isso foi o bastante para que os presentes se conectassem a campanha através do mais “íntimo” dos seus aparelhos. E foi também o adeus definitivo às velhinhas voluntárias que recolhem assinaturas no bom e velho papel, ao lado do palanque."
O resultado de tudo isso não poderia ser diferente. Com essa campanha 2.0, Barack Obama conquistou um verdadeiro exército de eleitores jovens, todos empolgados em militar a favor de sua moderna campanha. Não vou entrar no mérito do conteúdo, mas a forma é realmente uma mudança que pode influenciar as próximas campanhas. Dentro e fora dos Estados Unidos.
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