Breaking News

domingo, 2 de novembro de 2008

GP BRASIL F1 FELIPE MASSA CONFIANÇA DE CAMPEÃO


Até recentemente, poucas pessoas pensariam que Felipe Massa, um brasileiro pequeno, modesto, estaria desafiando o título maior da Fórmula 1 no GP BRASIL, que acontece neste domingo na última raça da estação. Massa arrasta o líder da série, Lewis Hamilton de McLaren Mercedes, por 7 pontos e precisará tanta sorte como seu colega de equipe Kimi Raikkonen da Ferrari teve o ano passado quando ganhou a raça e o campeonato por um ponto. Mas Massa, um vencedor de cinco raças nesta estação, disse que não o preocupou. “Eu tenho a pressão zero, porque eu não tenho nada perder,” ele disse. “A única coisa que eu estou pensando aproximadamente é estar ganhando. Após isto, a matéria não está em minhas mãos.” Mas Massa tomou uma etapa sábado para facilitar sua tarefa. Deleitou dez dos milhares de ventiladores que embalam sua trilha de um Interlagos de 2.6 milhas do país de origem ganhando o pólo para a raça com um momento de 1 minuto 12.368 segundos em seu Ferrari. Agora precisa ganhar e ter o sixth do revestimento de Hamilton ou de abaixá-lo. Ferrari, para sua parte, parece ter acreditado sempre nele. Assinou com a Ferrari em 2002, quatro anos antes que conduziu para a equipe. É o único contrato a Ferrari deu um excitador novo. Outro em que acreditou nele cedo era Peter Sauber, fundador da equipe de Sauber, que era a primeira para empregar Massa e Raikkonen. Em Raikkonen, Sauber viu a força mental formidável; em Massa, foi imprimido por suas habilidades naturais. Tomou os 27 anos de Massa dos anos de idade para construir sua força mental e ofício da competência. Mas é um dos excitadores os mais completos na série, e viveu quase abaixo de sua reputação first-year como um excitador errático, instável. Era 20 quando começou com o Sauber em 2002, e tinha repetido erros e acidentes. “Meu primeiro ano, eu era realmente um tipo de um indivíduo selvagem,” disse Massa. “Mas eu tive um carro muito difícil a conduzir e eu era muito novo. Eu penso que eu era talvez demasiado jovem para ter começado diretamente.” Sua ascensão à parte superior aconteceu rapidamente. Massa apenas tinha ganhado os títulos italianos e europeus de Renault da fórmula e era aproximadamente juntar-se à euro- série na Itália quando se encontrou com Jean Todt, diretor da fórmula 3000 da Ferrari. “A única coisa que disse é que se tinha ouvido sobre mim, e disse que eu preciso ganhar primeiramente o campeonato F3000,” Massa disse. Ganhou-o, e Todt assinou-o a um contrato de 2002 a 2008. Esse negócio foi estendido mais tarde com 2010. Mas Massa não competiu para Ferrari até 2006; ainda teve muito a aprender. Depois que seu incomodou o primeiro ano com Sauber, Massa retirou 2003 à movimentação do teste para Ferrari, esperando melhorar suas habilidades, confiança e relações técnicas da equipe. “Se você sabe setup o carro, se você sabe trabalhar com a equipe, você sabe que você precisa ter um carro confortável a conduzir,” disse. “Que era uma experiência de aprendizagem grande quando eu era um excitador do teste de Ferrari.” Retornando a Sauber em 2004, Massa era certamente um excitador melhor, marcou 12 aponta neste ano e 11 pontos em 2005. Em 2006, juntou-se a Michael Schumacher na Ferrari e provou rapidamente ser tão rapido quanto ele. Massa começou sua primeira vitória, no Gp Turco. Igualmente aprendeu de Schumacher. “A maneira que trabalha como um líder, eu penso que é muito importante para que você cresça dentro da equipe, para trabalhar com a equipe e para dizer exatamente o que você quer, para empurrar duramente cada área,” disse Massa . No ano passado, seu primeiro sem Schumacher, era crucial. A Ferrari tinha investido pesadamente em Raikkonen, que foi esperado conduzir a equipe. Mas Massa desafiado para o título até a fourth-to-last raça, o GP F1 Italiano em Monza, em uma batalha entre ele, Raikkonen e Hamilton. Depois que Massa deixou cair fora da raça de Monza com uma suspensão quebrada, Ferrari decidiu que deve suportar Raikkonen, mesmo que Massa tivesse uma possibilidade matemática ganhar o título. “Eu era 3 pontos atrás de Kimi,” disse. “Mas a diferença foi comparada ao primeiro. Assim se me põr ainda na posição para poder ganhar o campeonato, nós não estávamos indo ser campeões, porque Kimi ganhou por somente 1 ponto. Era a decisão direita.” Contudo, Massa disse que era difícil aceitar, e se tornou ainda mais difícil na última raça, raça home de Massa. Como com Massa e Hamilton este fim de semana, Hamilton e Raikkonen foram separados por 7 pontos. Massa tinha sido o mais rápido todo o fim de semana em São Paulo, mas foi forçado a dar acima a condução para ajudar a vitória de Raikkonen o título. Fêz tão ungrudgingly, e Raikkonen fêz desobstruído que era agradecimentos a Massa que ganhou o título. “Nós não estávamos competindo realmente uns contra os outros, assim que os agradecimentos grandes à equipe, agradecimentos grandes a Felipe,” Raikkonen disseram após a raça. Em 2008, muitos esperaram Raikkonen ser mesmo mais forte. Ganhou a segunda raça da estação e Massa não marcou pontos no primeiros ou a segunda raça. Mas Massa ganhou a terceira raça, o Barém GP, terminando em segundo na Espanha,ganhado em Turquia e terminado em terceiro lugar em Monaco. Foi consistente depois, ganhando um total de cinco raças. Mas igualmente ganhou 7 pontos por causa das penalidades de encontro a Hamilton e a um outro excitador. Uma daquelas penalidades conduziu a Massa que herda a vitória na Bélgica depois que a raça era excedente e tinha cruzado a meta no segundo. Sua confiança quieta é mal interpretada frequentemente por seus críticos como a fraqueza. Mas disse que as baixas expectativas fizeram seus bons resultados tudo mais doce. Os “povos sempre queriam me ver completamente fora do jogo, mesmo porque ninguém espera que você faça um bom trabalho e então você faz melhor do que todos pensam e se torna muito mais agradável,” um Massa mais agradável disse.


Nenhum comentário: