Breaking News

domingo, 6 de dezembro de 2009

Secretários estaduais de todo o País discutem C,T&I em Pernambuco

Secretários estaduais e municipais de Ciência e Tecnologia de todo o País debatem ciência, tecnologia e inovação, hoje (4) e amanhã (5), em Olinda (PE), nos fóruns nacionais do Conselho de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação. A abertura do encontro foi feita pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas.

O evento deve funcionar como palco de discussão preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em maio de 2010, em Brasília. “O grande desafio colocado para a academia brasileira e a comunidade científica, nesta 4ª edição, é dialogar com a sustentabilidade e promover um desenvolvendo que preveja a inclusão social”, apontou Eduardo Campos.

Na abertura das reuniões, Campos anunciou que Pernambuco realiza, nos dias 10 e 11 de março de 2010, sua 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cecti). A 1ª Cecti terá como linhas principais de discussão o Sistema Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação, a inovação na sociedade e nas empresas, a pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas, e a ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social, em Pernambuco.

Além do governador, participaram da solenidade a secretária de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Luciana Santos, o presidente do Consecti e secretário de C&T do Ceará, Renée Barreira, o presidente do fórum dos secretários municipais, Silvio Ramos, o coordenador da 4ª Conferência Nacional de C&T, Carlos Aragão, e o coordenador da Regional Nordeste (ReNE) do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ivon Fittipaldi.

“Historicamente, a inovação sempre foi subproduto do desenvolvimento. É preciso garantir política das tecnologias que são portadoras de futuro”, destacou a secretária Luciana Santos.

Nas reuniões dos dois conselhos, que ocorrem periodicamente, os secretários discutem a política nacional de C,T&I e definem prioridades e recursos para a área, com o objetivo de aprimorar o processo de desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil. Os conselhos buscam, também, consolidar o sistema nacional de C,T&I, mediante a articulação entre os sistemas estaduais e municipais. A intenção é a troca de experiências e informações e a cooperação técnica entre estados e municípios.

Nenhum comentário: